gallery/topo freiedielsonradioweb.com (novo)

PASTORAIS E MOVIMENTOS

Ação pastoral católica 

Ação pastoral católica ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo. A palavra 'pastoral' deriva de pastor. Na simbologia bíblica, Deus é comparado ao pastor, aquele que tem, ao mesmo tempo, autoridade e solicitude para com suas ovelhas. Jesus Cristo também é comparado ao bom pastor no Evangelho de João. Como instituição, a Igreja atua não só na transmissão da sua doutrina, mas também no serviço à comunidade. A teologia que estuda esta ação chama-se teologia pastoral.

gallery/pastoral da comunicação
gallery/pastoral da educação
gallery/pastoral da família
gallery/pastoral da juventude
gallery/pastoral do dízimo

PASTORAL DA CATEQUESE E DOS COROINHAS

Pastoral da Catequese, ou Pastoral Catequética, é a ação pastoral católica que assume compromisso com a boa educação religiosa na fé católica. A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática com o fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã. Equipe de crianças que a partir dos 6 anos de idade auxiliam nas celebrações litúrgicas junto do Altar. Reunem-se quinzenalmente, para a formação e aprendizado.

PASTORAL FAMILIAR 

Tem como objetivo a proclamação da Boa Nova do matrimônio, da família, oferecendo os instrumentos necessários para a formação das pessoas antes e depois do casamento levando os cuidados Pastorais a todas as famílias, mesmos as irregulares, desestruturadas, incompletas, etc... visando a transformação da sociedade e a conversão todos e todas as pessoas são convidadas. A Pastoral Familiar é uma pastoral básica, quer dizer, pastoral mãe, por isso ela é prioritária e deve está envolvida com todas as outras pastorais é uma pastoral orgânica.

PASTORAL DO DÍZIMO - A Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, reunida em Itaici-SP, 1974 criou uma expectativa positiva ao propor a Pastoral do dízimo - estudo 8 - como prioridade para todas as dioceses do Brasil. Os párocos de todo o Brasil ponderaram com os bispos que o sistema de taxas tornou-se "inadequado pastoralmente", pois passa a idéia de comércio e o fiel pagante torna-se o "dono da missa" exigindo que cada padre celebre segundo o seu gosto pessoal. Muitos conflitos foram criados por causa de "ateus praticos" que comparecem a Igreja em datas de batismos, casamentos e missa de 7 dias.

PASTORAL DA EDUCAÇÃO

A greja, através da Pastoral da Educação, deu e dará prioridade à família, à infância e à juventude, à formação de comunidades e de lideranças. Isso, naturalmente, deve se realizar em conjunto com as Pastorais específicas que cuidam da: Família, Criança, Juventude, das comunicações, etc. Com elas, a Pastoral da Educação deve manter um diálogo constante. Ser cristão e construir o Reino de Deus requer um processo educativo para que as pessoas livremente assimilem, reconstruam e assumam a proposta de Deus no caminho para a felicidade. É por isso que a Igreja sempre deu grande importância à educação.    

PASTORAL DA JUVENTUDE - PASTORAL DA CRIANÇA

▪  Pastoral da Juventude (PJB), A Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) é e é ação organizada dos jovens que são Igreja junto com seus pastores e com toda comunidade para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens com opção evangélica preferencial e consciente pelos jovens das classes populares e pelos jovens marginalizados, em vista da construção de um mundo mais fraterno e justo, a fim de que se transformem em novos homens e novas mulheres, sendo, pois, agentes da construção da nova sociedade, guiados pelos critérios evangélicos . A ação baseia-se nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil de 1994. 

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO 

A Pastoral da Comunicação é o organismo que deve aproximar-se dos meios de Comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da mensagem de Cristo, proclamando a partir dos telhados (cf MT. 10, 27; Lc 12,3) a mensagem da qual é depositária. A Pascom têm como objetivo principal consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação  Organizar e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por conseguinte a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado.  

PASTORAL DA SAÚDE 

  A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde". É um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. comprometida em defender, preservar, cuidar, promover e celebrar a vida (ou seja,saúde plena) de todo o povo de Deus, independente de quaisquer fatores de exclusão social, inclusive do credo. 

gallery/pastoral da catequese
gallery/pastoral da saúde
gallery/pastoral dos esportes
gallery/pastoral da liturgia
gallery/pastoral da acolhiida
gallery/movimento eucarístico jovem
gallery/ministro da eucaristia
gallery/narcóticos anônimos
gallery/legião de maria
gallery/apostolado da oraçãio

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

  O APOSTOLADO DA ORAÇÃO propõe um caminho rumo à santidade a partir do oferecimento diário que transforma nossa vida e nos coloca em comunhão universal de preces pela força do Espírito Santo que habita em nossos corações, e nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus para que, alimentados e modelados por Ele na Eucaristia, e reconciliados com Ele pelo sacramento da Reconciliação, possamos colocar-nos plenamente, de coração inteiro, a seu serviço e a serviço da Igreja, a exemplo de Maria, para que seu Reino venha a nós, hoje,  amanhã e sempre.  

PASTORAL DA LITURGIA

    A Liturgia é o exercício do sacerdócio de Jesus Cristo. É a ação de Cristo Sacerdote e do seu corpo que é a Igreja; a ação mais sagrada e mais eficaz: nenhuma outra ação da Igreja se iguala à ação litúrgica em eficácia. Nela se realiza a santificação da Humanidade e a glorificação de Deus – objetivo final de toda atividade da Igreja. Embora não esgote toda capacidade de ação da Igreja, a Liturgia é, com certeza, “o cume para onde converge toda a ação da Igreja e a fonte de onde brota toda sua força”.  

LEGIÃO DE MARIA

  A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa. O espírito da Legião é o próprio espírito de Maria, de quem os legionários se esforçarão, de modo particular, por adquirir a profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, a aplicação contínua à oração, a mortificação universal, a pureza perfeita, a paciência heróica, a sabedoria celeste, o amor corajoso e sacrificado a Deus e, acima de tudo, a sua fé, virtude que só ela praticou no mais alto grau.  

PASTORAL DA ACOLHIDA

  A missão da Pastoral consiste em acolher com amor e dedicação os participantes das missas dominicais. Esse acolhimento é feito com um cumprimento e a entrega dos folhetos na porta da Igreja, acomodação das pessoas com uma maior atenção aos idosos, gestantes e portadores de deficiências. Prestação de socorro no caso de mal-estar ou outro problema, entrega de panfletos de interesse da paróquia, informações diversas e todas aquelas atenções necessárias para o bem-estar dos fiéis e a ordem básica durante as funções litúrgicas. A acolhida antes de ser uma tarefa é uma atitude que brota do coração. Uma atitude básica de acolhida e de escuta.

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

  Também chamada "RCC") é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana, procura oferecer uma abordagem inovadora às formas tradicionais de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e damística da Igreja, mas sem desviar-se da Doutrina da Igreja Católica e permanecendo fiel a todos os preceitos católicos romanos. Existem atualmente mais de 100 milhões de membros espalhados pelo mundo (comumente denominados Católicos Carismáticos).

 

MEJ – MOVIMENTO EUCARíSTICO JOVEM

Movimento da Igreja que busca formar meninos, meninas (adolescentes) e jovens ao estilo de Jesus, para que sejam colaboradores na construção do Reino. A oração e o Evangelho nos chamam a fazer das suas  vidas uma Eucaristia prolongada, entregando-nos ao serviço dos demais.  São meninos, meninas e jovens a caminhar com Jesus, que crescem em comunidade, protagonistas da Missão cristã no mundo, para servir aos irmãos, ao estilo de Jesus. São meninos, meninas (adolescentes) e jovens chamados por Jesus a integrar um movimento de Igreja que, em nível mundial, nasce do Apostolado da Oração e partilha sua espiritualidade eucarística, que brota do Coração de Jesus.  

MINISTRO DA EUCARISTIA

  O Ministro da Eucaristia é aquele leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, por intermédio do Bispo, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias. São verdadeiros transportadores do alívio aos doentes, por intermédio do oferecimento da Sagrada comunhão.O Ministro da Eucaristia Também é função do ministro da Eucaristia cuidar dos objetos sagrados como o sacrário, a âmbula, o altar, o cálice. É preciso cuidar para que esteja perfeito e bem cuidado. Tudo com muito carinho, amor e respeito. O ministro deve se preocupar em sempre usar trajes dignos de sua missão, de fazer uma breve adoração ao chegar ao altar, fazer genuflexão ao abrir e fechar o sacrário. Os ministros da Comunhão Eucarística devem colocar seu ministério acima de tudo, isto implica disponibilidade e presteza. Deve saber que ao transportar a Eucaristia para as pessoas enfermas deve lembrar que neste momento ele se transforma em um sacrário vivo. Por isso deverá fazê-lo respeitosamente e durante o trajeto procurar fazer orações e estar sempre em adoração..

PASTORAL DOS ESPORTES 

“Com efeito, o desporto pode oferecer uma contribuição válida para o entendimento pacífico entre os povos e colaborar para a confirmação da nova civilização do amor no mundo.Papa Francisco”. Com essas palavras o Santo Padre João Paulo II abria o Jubileu dos Esportistas no Estádio Olímpico de Roma, em 29 de outubro do ano 2000. Como inúmeros outros papas de nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana, João Paulo II entendia muito bem a contribuição que o esporte traz, não só para a difusão de bons valores em nossa sociedade, mas também para o processo de evangelização dos povos.  Como apóstolos missionários de Jesus e se utilizando deste novo canal de evangelização, o esporte, a Pastoral do Esporte da Arquidiocese do Rio de Janeiro decide se reestruturar para aproveitar o ambiente atual para se consolidar como parte integrante da atuação da igreja em nossa cidade.

NA - NARCÓTICOS ANÔNIMOS

  É uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos. tem por objetivo auxiliá-los a parar de usar drogas. Este é um programa de total abstinência de todas as drogas, não há matrículas ou taxas, há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar”.

gallery/alcolicos anônimos

AA - ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

  Trata-se de uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar a se recuperarem do alcoolismo. O tratamento é a longo prazo e uma luta diária para manter os participantes sóbrios e motivados a evitar o “primeiro gole”. Para participar do grupo, o interessado precisa comparecer às reuniões que acontecem no anexo da paróquia (entrada pelo estacionamento), todas as terças-feiras, quintas-feiras e sábados, às 19h.

gallery/renovação carismática

 

COORDENAÇÃO DAS PASTORAIS E PARÓQUIA

 

  • PÁROCO - FREI EDIELSON

  • VIGÁRIOS PAROQUIAIS - FREI PEDRO  e FREI EDMILSON

  • RELIGIOSO - FREI EVANDRO

  • COORDENAÇÃO DAS PASTORAIS - FERNANDO

  • SECRETÁRIA PAROQUIAL - VERA LÚCIA